domingo, 6 de maio de 2012

NEGÓCIOS DA CHINA PORTUGUESES

    E continua a saga do Pingo Doce. Cinco dias depois da campanha dos descontos, é assunto de conversa na comunicação social, nas redes sociais e nas mesas de café. Creio que nem os estrategos de publicidade e marketing que criaram a campanha, contavam com um êxito tão retumbante. A percepção da imagem de marca é enorme e isso vai com certeza reflectir-se nos resultados dos próximos tempos. Houve agora um efeito colateral: começou a falar-se das escandalosas margens de lucro que as grandes superfícies obtêm sobre os preços pagos ao produtor. Em alguns produtos chegam aos 80%! Isto já era conhecido, mas também é rapidamente esquecido. Periodicamente surgem notícias sobre o controlo absoluto sobre os preços e a posição de total dependência dos produtores em relação aos grandes distribuidores. Isto acontece por deficiente regulação e por falta de organização associativa por parte dos produtores. É preciso notar que estas grandes empresas não criam nada, apenas se limitam a vender o que outros produzem. Há quem aponte os muitos postos de trabalho que geram. Estes são fáceis de contabilizar. E os que se perdem no comércio tradicional que há anos vai encerrando portas? Esses números estão apurados? E este negócio tem sido uma "mina" em Portugal. Com margens destas não admira que as maiores fortunas portuguesas estejam nas mãos dos donos ou accionistas maioritários destas grandes empresas de distribuição. De tal modo que se afastaram progressivamente das indústrias que os lançaram como empresários de sucesso. É que essa actividade era menos rendosa, muito mais arriscada e sujeita a grande concorrência internacional. Esta é bem mais pacífica e previsível. Basta colocar as prateleiras e enchê-las com os produtos que os outros lá vão colocar aos preços que o dono da loja estipula. Outros que a pouco e pouco vão abandonando a terra e as explorações pecuárias por serem assim inviáveis. Depois aconselhem-nos a ser empreendedores e a produzir bens transaccionáveis...

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