sábado, 28 de abril de 2012

TAXA PEDONAL

    A comunicação social trouxe ao conhecimento do grande público a existência de uma taxa de 152 € que o ICNB ( Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade) começou a aplicar a grupos de caminhantes a partir de Março de 2010, regulamentada depois por uma portaria no início de 2011. E fê-lo agora porque tem havido manifestações de protesto no Gerês, que foram alvo de reportagem televisiva. De facto, brada aos céus! Que se aplique uma "portagem" simbólica aos automóveis, de 1,5 €, para atravessar a mata de Albergaria até à fronteira da Portela do Homem, entende-se, como medida dissuasora e de protecção do ambiente numa zona muito sensível no único Parque Nacional do país. Mas taxar quem caminha a pé? Acho que isto é intolerável. E sabendo nós que este, todos os Parques Naturais, Reservas Integrais e Parciais, estão praticamente ao abandono e sem qualquer vigilância, por insuficiência gritante de guardas, aposto que para fiscalizar a cobrança das taxas aparecem logo uns quantos... Amigos caminheiros, quem quiser caminhar, pague 1,5€, atravesse o Parque de carro, estacione logo após a Portela do Homem e caminhe no Parque do Xurês, do outro lado da fronteira, onde é gratuito, de acordo com o senso comum e em conformidade com mentes dentro da razão!

2 comentários:

  1. Eu acho que o próximo passo será aplica taxas aos animais que por ali passam... Mas que grande palhaçada!

    ResponderEliminar
  2. Isto mais parece uma brincadeira do dia 1 de Abril, e eu não ficaria tão indignada como estou! Francamente! E eu que pensava (e divulgava aos meus amigos)que temos um património natural riquíssimo para descobrir e explorar,praticando exercício físico gratuito e saudável, ao mesmo tempo que ensinamos os nossos filhos a apreciá-lo e protegê-lo... Promover momentos de partilha e descoberta em família e grupos de amigos, estimulando as atitudes amigas do ambiente, pensava eu! Agora só pagando! Bem, cá para mim estão a querer transformar este património que é nosso e magnífico para proporcionar momentos de lazer e prazer inesquecíveis, em mais um mealheiro para satisfazer as necessidades de alguém... É ultrajante sequer pensarem em caçar multas deste montante incrivelmente elevado pelo simples facto de se fazer uma caminhada (ou encostar o carro para tirar uma fotografia!)por um sítio tão bonito que existe para ser apreciado por todos nós. Tenho mesmo que ir caminhar para o país vizinho!

    ResponderEliminar